Já foram registrados mais de 277 mil pedidos de adesão ao Regime! Descubra agora como seguir com o processo.
Segundo informações da Receita Federal, até 23 de janeiro, mais de 277 mil empresários já haviam solicitado a adesão ao Simples Nacional em 2023. No entanto, o resultado final será divulgado apenas em 15 de fevereiro de 2023.
O Simples Nacional é um regime tributário atrativo para micro e pequenas empresas, mas é necessário atender a certos requisitos para aderir a ele. Uma verificação automática é feita após a solicitação, e a opção só será deferida se não houver pendências em níveis municipal, estadual ou federal.
Para empresas em atividade, o prazo para opção pelo Simples Nacional se encerra em 31 de janeiro. Microempresas e empresas de pequeno porte também podem optar pelo regime.
O Simples Nacional foi criado em 2006 com o objetivo de simplificar o recolhimento de tributos e reduzir a burocracia para pequenas empresas. Empresas que se enquadram no faturamento estipulado podem optar por esse regime tributário.
A adesão ao Simples Nacional em 2023 pode ser feita pelo Portal do Simples Nacional, e é irretratável para todo o ano-calendário. O prazo para adesão varia conforme o tipo de empresa.